Parque Tecnológico Samambaia

  • Totem
  • PTS aéreo

Instalações

INSTALAÇÕES DO PARQUE TECNOLÓGICO SAMAMBAIA - UFG

 

Panorâmica PTS

Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI) é um centro de PD&I multiusuário e multi-institucional de aproximadamente 1700m2 que atende demandas de serviços tecnológicos especializados de empresas e da academia em atividade desde 2013. Sua ampla capacidade analítica permite possibilita o atendimento de demandas de diferentes áreas, tais como, indústria farmacêutica, mineração, alimentos, entre outras. Entre as análises realizadas no CRTI estão microscopia eletrônica de varredura, microanálise eletrônica, difração e fluorescência de raios-X, cromatografia líquida, calorimetria diferencial de varredura, análise térmica diferencial e termogravimétrica, análise de carbono orgânico, inorgânico e total, espectrofotometria UV-vis e IR.

Foto CRTI

 

Agência UFG de Inovação é um edifício de 1555 m2 com instalações que abrigam a equipe de gestão do Parque, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG e suas estruturas, inclusive o Setor de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (NIT/UFG); a Unidade I do Laboratório Aberto de Prototipagem IPE lab; a Unidade II do Centro de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da UFG (CEI/UFG); 3 empresas incubadas e 4 empresas residentes.

Foto

 

O Centro de Empreendedorismo e Incubação de Empresas II (CEI/UFG) inaugurou a sua segunda unidade no PTS em 2018. O CEI/UFG foi uma das 9 primeiras incubadoras no brasil e a 1º do Centro-Oeste a receber a certificação CERNE 1. Em 2019, cumpriu os critérios da certificação CERNE 2 e deverá ser a primeira incubadora do Brasil a receber esse certificado.

Foto CEI Unidade II

 

IPE lab – Unidade I é a primeira instalação de uma rede de laboratórios abertos de prototipagem que contará com pelo menos 9 unidades distribuídas em Goiânia e no interior do Estado de Goiás. O IPE lab – Unidade I foi inaugurado no PTS em dezembro de 2018 e que visa incentivar ideias empreendedoras e apoiar iniciativas inovadoras de desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços. Possui um conjunto sofisticado de instrumentos para design, modelagem, teste e fabricação protótipos, utilizados em diferentes áreas e com uma vasta gama de aplicações.

Foto IPELAB 1

 

Laboratórios Integrados para Inovação em Ciências Farmacêuticas (LIFE) é um centro de PD&I voltado ao setor de fármacos e cosméticos com área construída de aproximadamente 2000m2, inaugurado em dezembro de 2020. O edificio LIFE conta com as seguintes estruturas laboratoriais: Laboratório de Tecnologia e Nanotecnologia farmacêutica (Farmatec), Laboratório de Ensino e Pesquisa em Toxicologia in vitro (ToxIn), Laboratório de Inovação em Biomateriais (iBIOM) e Centro de Pesquisa Integrada em Nanomedicina (cNanoMed).

Foto Farmatec 1

 

 

Fundação de Apoio a Pesquisa (FUNAPE) é uma fundação de apoio consolidada no apoio administrativo-financeiro de projetos de PD&I da UFG e de outras várias instituições do Brasil. Em dezembro de 2020 inaugurou suas novas instalações no PTS com uma área de aproximadamente 1700m2.

Foto Funape