Sobre

O Parque Tecnológico Samambaia - PTS é um complexo organizacional de caráter científico e tecnológico mantido pela Universidade Federal de Goiás e destinado ao fortalecimento da cultura empreendedora, do avanço científico, tecnológico e da inovação.

O PTS é destinado a abrigar empresas de base tecnológica, laboratórios e centros de PD&I, espaços de coworking, incubadora de empresas, entre outras estruturas voltadas ao apoio e desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores.

A área útil do PTS é de aproximadamente 179.000 m2 e está localizada no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás, no município de Goiânia – GO.

Áreas prioritárias de atuação do PTS são:

  • Agronegócio
  • Alimentos
  • Biotecnologia
  • Construção Civil
  • Energias Renováveis 
  • Fármacos
  • Mineração
  • Tecnologia da Informação e Comunicação

 

Linha do Tempo

2004 – Discussões sobre criação de mecanismos e ambientes de inovação: NIT, incubadora e parque tecnológico.

2005 – Aprovação de projeto em Chamada Pública da FINEP para realização de estudo de viabilidade técnica e econômica para implantação de parque tecnológico.

2006 – Realização de estudo de viabilidade técnica e econômica; Recomendação de implantação do Parque Tecnológico Samambaia; definição das áreas prioritárias de atuação.

2011 – Inicio da implantação da primeira instalação do Parque Tecnológico: O Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – CRTI.

2013 – Inauguração do CRTI.

2014 – Vinculação do Parque Tecnológico Samambaia à estrutura da PRPI (Resolução CONSUNI Nº. 31/2014). Nomeação da Comissão de Implantação e do Conselho Técnico do Parque. Aprovação de projeto em chamada pública da FINEP para implantação da Agência UFG de Inovação.

2017 – Inauguração da Agência UFG de Inovação.

2018 – Instalação da PRPI. Inauguração da unidade II do Centro de Empreendedorismo e Incubação – CEI. Inauguração da unidade II do Laboratório Aberto de Prototipagem IPElab.

2019 – Ampliação das instalações da Unidade I da Rede IPElab: Galpão de máquinas de 240m2;

2020 – Inauguração do Edifício da Fundação de Apoio à Pesquisa - FUNAPE; inauguração do Edifício LIFE; ampliação da rede de energia elétrica e do cercamento do PTS